Saiba como reduzir custos na empresa em 9 passos
Aumentar as vendas sempre foi o foco dos gestores. Mas existem também algumas formas de reduzir custos na empresa que devem ser consideradas para elevar o índice de lucratividade sem prejudicar a qualidade dos produtos vendidos e serviços prestados.
Talvez você já até coloque uma ou algumas delas em prática, mas, ao utilizar todas as estratégias conjuntamente, gerará uma economia significativa, otimizando o negócio e atraindo a atenção de investidores.
Pensando em ajudar você, listamos abaixo os 9 principais passos para reduzir os custos e despesas na empresa. Confira!
1. Identifique os custos e despesas da empresa
O primeiro passo que você deve dar no sentido de economizar é descobrir quais custos e despesas podem ser reduzidos e quais podem ser completamente cortados. Muitos deles dependem apenas de uma simples mudança de hábitos na empresa, outros vão demandar estratégias mais específicas.
Então, mãos à obra. Liste todos os custos e despesas recorrentes da sua empresa e passe a monitorá-los e analisá-los mais de perto para descobrir suas origens e finalidades. Depois, estude e teste maneiras de cortá-los e/ou reduzi-los. Os passos seguintes vão lhe dar boas ideias de como fazer isso.
2. Considere a automatização de tarefas
Talvez você ainda não tenha percebido, mas muitas tarefas da sua organização devem ser burocráticas e repetitivas. Identifique-as e considere a possibilidade de automatizá-las.
Hoje existem softwares e hardwares que trabalham de forma programada e conectada para realizarem funções simples e complexas, automatizando diversas tarefas.
Além de ajudar a reduzir os custos com desperdícios de tempo e recursos, a tecnologia ajuda a eliminar erros causados por falhas humanas no processo. Como resultado, o negócio pode produzir mais com menos, em menos tempo e com melhor qualidade.
3. Conscientize todos a economizarem
Não adianta dedicar tanto esforço para reduzir custos na empresa se você seguir o plano sozinho. Depois que fizer uma análise holística (visão 360 graus) das oportunidades e desenvolver um plano de economia, divulgue-o como um decreto.
Fixe o plano com as novas normas, procedimentos e metodologias em murais, compartilhe pelo e-mail corporativo e utilize todos os meios de comunicação possíveis para que a informação alcance a todos na empresa.
Para ter um índice maior de adeptos naturais, faça uma reunião para expor os motivos dessas mudanças e como isso será importante, não só para a empresa, mas também para cada indivíduo.
4. Gire a mercadoria encalhada
Em muitas empresas, as mercadorias de pouco ou nenhum giro ficam esquecidas no fundo do estoque. Esse é um grande erro de gestão, uma vez que o espaço utilizado gera custos e poderia dar lugar a mercadorias que vendem mais e trazem maior lucro para o negócio.
Por isso, dedique um tempo para analisar o seu estoque. Identifique os produtos que estão parados e anote a quantidade, valor unitário, data de validade (se houver) etc.
Crie uma condição especial, como promoção e campanha de vendas, para acelerar o giro desse tipo de mercadoria e se desfazer rapidamente do que traz maiores custos e poucos lucros. Assim, além de se livrar de um custo, gerará receitas e reforçará o fluxo de caixa da empresa.
5. Crie um banco de horas
Em vez de pagar seus funcionários em dinheiro pelas horas extras, comece a estabelecer um programa de compensação com folgas em épocas de baixo movimento, emenda de feriadões ou prorrogação de férias. Isso vai ajudar a manter a produtividade em alta enquanto reduz os custos.
Mas, para não ter problemas com as leis trabalhistas, atente para a compensação das horas extras dentro do mesmo ano em exercício.
6. Invista em capacitação
Nem todas as tarefas da empresa poderão ser automatizadas e precisam ser executadas também com excelência para reduzir o índice de desperdício de recursos e aumentar os níveis de qualidade agregada. Nesse caso, a qualificação constante dos profissionais se faz necessária.
Você pode criar um programa de capacitação continuada na empresa com cursos, palestras e treinamentos práticos a serem aplicados aos gestores, colaboradores e profissionais específicos e passar a exigir determinadas certificações que tenham a ver com o negócio da empresa e os segmentos de cada profissional.
Profissionais atualizados podem utilizar as melhores práticas do mercado e contribuir para reduzir muitas despesas e custos.
7. Otimize as compras
Considere os registros de compras passadas para formar um banco de dados no qual possa analisar demandas sazonais e projetar volumes de compras mais adequadas para cada período do ano. Poucos gestores fazem isso e poderiam economizar muito com o excesso de compras desnecessárias.
Se a empresa tem o hábito de pagar as compras a prazo, verifique também a disponibilidade do caixa e se esforce para pagar à vista. Assim, poderá negociar preços melhores, frete grátis e outras facilidades que se refletirão em economia de custos e aumento da margem de lucro nas vendas.
8. Terceirize funções
Mesmo que possa automatizar algumas ou a maioria das funções na empresa, considere a terceirização. Nesse caso, muitas vezes, a segunda opção sai mais barato. Mas o que e como terceirizar?
A resposta é simples: tudo aquilo que não representa a estratégia principal geradora de receitas para o negócio pode ser considerado uma função secundária e, por isso, ser terceirizada.
Por exemplo: uma empresa que possui o foco em transporte de mercadorias, pode terceirizar a contabilidade, o RH, o marketing, a TI e ficar responsável somente pelo que realmente importa a frota de veículos e os fretes.
Essa estratégia ajudará a empresa a economizar muito dinheiro com a manutenção dos departamentos e profissionais correspondentes.
9. Faça consórcios
Muitas aquisições da empresa podem ser feitas por meio de consórcios. A renovação da frota de veículos é uma delas. Diferentemente do consórcio, no financiamento são cobradas taxas de juros exorbitantes, e você acaba pagando quase duas vezes o valor dos bens. Isso tira qualquer vantagem que o investimento poderia trazer ao negócio.
No consórcio, por outro lado, a empresa pode programar uma renovação de frota periódica com valores mais justos (bem mais baixos) e utilizar o valor da venda dos veículos usados para dar de entrada na renovação da frota seguinte, mantendo o ciclo.
Se você seguir essas dicas à risca, poderá ir além de reduzir custos na empresa e desenvolver uma vantagem competitiva para se destacar no mercado e crescer de forma sustentável.
E aí, está pronto para começar? Então, entre em contato com a gente agora mesmo e dê início ao seu plano de economia de custos!