Consórcio de motos premium: entenda quais são as vantagens
Nos últimos anos, o número de pessoas que mudaram de classe, passando de baixa para média e de média para alta, cresceu. Isso se deve ao fato dos altos investimentos em capacitação e aumento de salários.
Nesse cenário, o consumo de artigos de luxo acompanha o mercado e segue crescendo. Um deles é o segmento de motocicletas. Mas você já ouviu falar em consórcio de motos premium?
Geralmente você ouve falar mais em consórcio de motos populares, mas, à medida que o mercado evolui, carros de luxo, motos premium e mansões, entram no portfólio das administradoras de consórcio.
Sabemos que para ter um bem de luxo é necessário fazer um alto investimento, e o financiamento está longe de ser uma boa alternativa. Dessa forma, o consórcio surge como uma estratégia de aquisição mais econômica aos consumidores.
Ficou interessado? Então, confira a partir de agora as 7 principais vantagens do consórcio de motos premium!
1. Dá tempo para preparar o orçamento
A partir do momento que você assume um bem como uma moto premium, deve saber que os custos vão impactar no seu orçamento — e o abastecimento com combustível não será o único. Você terá que arcar com as revisões preventivas, manutenções corretivas, pagar um seguro privado, impostos (IPVA) e o seguro obrigatório — que não são baratos para motos dessa categoria.
A nossa intenção não é assustar você, mas prepará-lo para ter um bem de alto valor e conseguir mantê-lo sem grandes esforços. Isso vai demandar tempo para ajustar o seu orçamento mensal. Por isso, o consórcio é a melhor opção.
Você começa a pagar as parcelas da moto hoje e pode se preparar para, quando for contemplado, não ser surpreendido de forma negativa. Se escolher um financiamento, além de as prestações serem bem mais altas, você assume de cara todos esses custos e se vê diante de uma situação apertada.
2. Você não fica preso ao bem escolhido
Se no financiamento você não pode se arrepender e vender ou trocar o bem, no consórcio você não fica preso a ele. Você tem toda a flexibilidade para migrar de plano, pois o que você recebe na verdade é um crédito para a aquisição do bem desejado, e não o bem em si.
Ou seja: se você desistir da moto premium no meio do caminho e quiser mudar para um apartamento, um carro, uma viagem ou uma aposentadoria, basta comunicar o seu desejo à administradora do consórcio que ela mudará o valor do seu crédito para que você consiga exatamente o que quer no dia da contemplação.
3. É mais barato que um financiamento
Como disse no início, o financiamento é uma das modalidades de aquisição mais caras que existe. Isso acontece porque as taxas de juros embutidas nas prestações são muito altas e, no final, você acaba pagando quase duas vezes o valor do bem.
Para piorar, se você tiver algum imprevisto e não puder mais pagar as prestações ou atrasá-las, corre o risco de não conseguir negociar com o banco ou com a financeira e ter a sua moto tomada de volta. Essa é uma experiência pela qual ninguém deveria passar!
No consórcio, por outro lado, você pode economizar um bom dinheiro e não correr esses riscos. As taxas que você paga são mínimas e irrelevantes — se comparadas com os juros do financiamento — e, se tiver problemas para continuar pagando as prestações, você pode negociar com a administradora do consórcio que ela adequará o valor de acordo com as suas capacidades financeiras atuais.
4. As taxas cobradas são uma vantagem
As taxas cobradas em um consórcio de motos premium são:
Elas são embutidas no valor das prestações e, acredite, não chegam perto do que é cobrado de juros em um financiamento. Além disso, pagar essas taxas é muito vantajoso, pois assegura a contemplação do seu crédito, mesmo que haja inúmeras desistências ou outros imprevistos.
5. Você pode antecipar os seus sonhos
Muita gente acha que o consórcio é um sonho a perder de vista. Mas estão enganadas. É possível ter as vantagens de pagar uma prestação bem mais baixa do que no financiamento e, ainda assim, antecipar a posse da moto premium.
Isso pode acontecer por meio de sorteios mensais ou lances (antecipação de parcelas). No caso do sorteio, você dependerá mais da sorte, mas, nos lances, existe uma série de estratégias que pode ser colocada em prática para você conseguir ser o vencedor.
6. Dá poder de negociação
Quando é contemplado, você recebe uma carta de crédito com o valor atualizado da moto premium que deseja. A partir daí, a compra é por sua conta. Isso é muito bom, pois lhe dá tempo e liberdade para se preparar e criar uma estratégia de negociação favorável.
A carta de crédito fornece as mesmas condições de uma compra à vista e, por isso, deixa o poder de negociação nas suas mãos. Aproveite a oportunidade e negocie brindes, opcionais e outras vantagens às quais um cliente VIP tem direito.
7. O valor é corrigido
Quando você opta por um financiamento, ao terminar de pagar pela moto premium, ela já não vale mais o que você pagou, pois o modelo já não é mais novo, e o tempo de uso corrói grande parte do valor. Na hora da venda ou troca, o prejuízo é grande.
No consórcio, enquanto você não é contemplado, os valores vão sendo corrigidos de acordo com a inflação e outros fatores econômicos para não deixar que o seu crédito perca o valor de compra necessário e, quando terminar de pagar as parcelas, terá um modelo novo e mais atual.
Na hora da venda ou troca, você perde apenas o valor de depreciação por tempo de uso, mas, como a compra foi à vista, os descontos tornam essa perda quase irrelevante.
Se você tinha dúvidas entre um financiamento e um consórcio de motos premium, agora sabe o que escolher. O consórcio é para quem dá valor ao próprio dinheiro e se preocupa em viver bem com um orçamento sempre ajustado.
Se você gostou deste post, siga as nossas páginas no Facebook e no LinkedIn agora mesmo e acompanhe em primeira mão todas as novidades sobre o assunto!