Já pensou em comprar uma van para complementar sua renda?

Comprar uma van pode ser o pontapé inicial para que o indivíduo encontre uma forma alternativa de renda ou, se for o caso, até desenvolva uma nova atividade principal na carreira.

Como esse tipo de veículo é bastante versátil, já que permite diversos usos, o investimento na aquisição proporciona uma vantajosa relação de custo-benefício. Se a pessoa opta pela compra via consórcio, então, consegue se livrar dos juros abusivos de financiamentos e, até que venha a ser contemplada, tem tempo suficiente para planejar e estruturar o futuro negócio.

Além disso, com a aquisição programada, o consorciado diminui o impacto do desembolso nas finanças pessoais ou domésticas, uma vez que não precisará dar uma entrada significativa para comprar o bem. Gostou também da ideia? Confira, a seguir, várias formas de complementar a renda ao comprar uma van!

Transporte para viagens

Muitas empresas e até grupos de pessoas muitas vezes necessitam de serviço de transporte para viagens de curta duração, mas não precisam de tantos lugares disponíveis no veículo, como ocorre com um ônibus ou um micro-ônibus.

Para suprir essa demanda específica, o empreendedor pode comprar uma van e, assim, oferecer um serviço customizado de acordo com as solicitações dos clientes. Como diferentes nichos de público podem ser atendidos com esse serviço, desde excursões turísticas a eventos profissionais, é possível garantir viagens para todo o ano.

Se essa for a sua opção, lembre-se de que deve cumprir alguns requisitos para o fretamento ou transporte de passageiros, por exemplo, ter a carteira de motorista correspondente e obter as autorizações dos órgãos de fiscalização.

Transporte escolar

Outra atividade bastante recorrente de quem pretende comprar uma van é a oferta do serviço de transporte escolar. Pelas dimensões do veículo, a van se adequa bem às condições enfrentadas no trânsito urbano, além de proporcionar um número de lugares razoável para a demanda de escolas.

Uma das vantagens desse ramo é a regularidade do serviço, uma vez que haverá procura durante todo o ano letivo. Assim, com a cobrança de mensalidades, por exemplo, o proprietário do veículo passa a ter uma renda habitual.

Note, porém, que a oferta de transporte escolar também requer autorizações por parte dos órgãos governamentais, bem como o cumprimento de determinadas práticas de segurança, desde a correta identificação do veículo com a faixa “Escolar” às inspeções veiculares.

Transporte urbano

Em algumas cidades do país, quem busca comprar uma van também pode utilizá-la para o serviço de transporte urbano, principalmente, nas localidades em que o transporte coletivo convencional, seja por ônibus, trem ou metrô, não é suficiente para suprir as necessidades dos passageiros.

Em certos casos, também é possível ofertar o transporte em trajetos específicos, como entre um aeroporto e o centro da cidade.

Seja qual for a situação, é indispensável ter a aprovação dos órgãos governamentais para se ofertar o serviço. Antes de fazer essa escolha, também é importante checar se as leis municipais ou estaduais, quando se aplicam, permitem esse tipo específico de transporte na sua localidade.

Transporte de cargas

A versatilidade de uma van se encaixa com perfeição às necessidades de logística de diversas empresas. Ainda assim, para não imobilizarem o capital próprio, muitos desses estabelecimentos preferem terceirizar o transporte de cargas. Dessa maneira, abre-se um importante filão de mercado para quem pretende comprar uma van.

Tanto para atender a um cliente fixo quanto para suprir a demanda de um grupo distinto de empresas, o transporte de cargas se torna uma relevante oportunidade de geração de renda.

Como a van tem um tamanho menor em relação aos caminhões, ela se torna bastante adequada ao transporte de cargas pequenas, como a entrega de pedidos em uma rota de clientes pessoas físicas ou o suprimento de mercadorias para lojas ou mercados de porte menor.

Transporte de funcionários de empresas

Um grande desafio para um número considerável de organizações é o deslocamento dos funcionários entre residência e emprego. Como nem sempre há transporte coletivo eficiente para fazer a ligação direta entre esses dois pontos, os colaboradores têm que pegar mais de um ônibus e, assim, costumam chegar atrasados ao trabalho.

Com o transporte particular, feito por vans, a situação é diferente. Afinal, o veículo pode seguir uma rota customizada, que atenda de forma específica as necessidades de uma empresa. Outra vantagem, do ponto de vista do proprietário da van, é que as rotas para transporte de funcionários geralmente seguem horários mais ou menos fixos, por exemplo, entrada e saída diárias.

Também nesse tipo de uso há a necessidade de cumprimento dos requisitos exigidos pelos órgãos governamentais. Como pode haver diferenças entre um município e outro, é importante que você consulte a viabilidade desse serviço na sua cidade.

Prestação de serviços em domicílio

Em vez de ser utilizada como atividade-fim, como no caso do transporte de carga ou de passageiros, a van também pode ser usada como atividade-meio ou de suporte para a prestação de outros tipos de serviços.

Por exemplo, quem trabalha com decoração de festas precisa levar os materiais necessários para os eventos. Além disso, há profissionais como cabeleireiros, cozinheiros, pintores de parede, encanadores, eletricistas etc. que necessitam de uma verdadeira unidade-móvel de trabalho. Assim, a van pode se tornar um excelente suporte para a prestação de serviços em domicílio, seja por conta própria pelo proprietário ou até por meio de aluguel do veículo.

Venda de produtos porta a porta

Devido ao tamanho do espaço interno, a van comporta uma expressiva variedade de mercadorias para venda porta a porta, de roupas a produtos de limpeza, por exemplo. Um dos benefícios desse trabalho é que a pessoa não terá que arcar com os custos fixos de um ponto comercial, sem contar que a mobilidade do veículo proporciona a atuação em uma área mais abrangente.

Abertura de food truck

Mais uma opção de uso para quem vai comprar uma van é a instalação de um food truck. Nesse caso, o veículo é usado para se comercializar “comida de rua”. Hoje em dia, é comum de se encontrar eventos de gastronomia somente dedicados a esse segmento.

Como existem diversas possibilidades de alimentos, como churros, sanduíches, tapiocas, petiscos etc., é possível escolher um nicho ainda pouco explorado na cidade em questão e, assim, aproveitar essa oportunidade de mercado.

Lembre-se, antes, de buscar as permissões da Prefeitura e da Vigilância Sanitária para poder prestar esse serviço.

Como você pôde perceber, a van é um veículo versátil, que possibilita o desenvolvimento de várias atividades empresariais. Assim, quem adquire esse tipo de condução também passa a ter uma fonte complementar de renda, a qual pode ser usada para se pagar a parcela do consórcio do bem e ainda gerar benefícios para o proprietário.

Quer receber mais conteúdos como este? Então, siga o Consórcio Minasmáquinas nas redes sociais: Facebook e Twitter!

 

Os comentários estão fechados.