7 dicas para economizar no dia a dia de forma significativa
Manter uma boa organização financeira pode parecer difícil, mas é essencial para que você não gaste todo o salário de uma só vez. Quem não se planeja de forma adequada, além de não conseguir economizar, pode acumular inúmeras dívidas e ter muito com o que se preocupar ao final do mês.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 46% dos brasileiros não controlam o quanto gastam nas compras e não se planejam financeiramente para imprevistos.
Se você não quer fazer parte desse grupo e quer passar a controlar seu orçamento, ter consciência dos gastos é essencial. Por isso, separamos 7 dicas para economizar no dia a dia e evitar problemas em sua vida financeira. Confira!
1. Anote todas as despesas
Reservar alguns minutos de seu dia para anotar os gastos atuais e as futuras despesas é o primeiro passo para saber se está gastando mais do que deveria.
Dessa forma, você pode perceber se o dinheiro que está entrando ao longo do mês é maior do que o dinheiro que está saindo, regra fundamental para a economia doméstica.
As anotações podem ser feitas em uma planilha de gastos, em aplicativos para controle de finanças ou até mesmo no papel em um bloco de notas. O importante é saber para onde seu dinheiro está indo e definir limites mensais de consumo.
Mais do que controlar despesas, fazer esse registro é o jeito mais fácil de economizar, cortar gastos desnecessários e não ser pego desprevenido em caso de despesas inesperadas.
2. Estabeleça uma meta de economia diária
Criar metas e objetivos para suas despesas, além de ser um hábito muito importante para economizar no dia a dia, também é uma ótima forma para fazer planos para o futuro. Para determinar quais são seus objetivos sem nunca ultrapassar o limite financeiro, defina quais são as suas metas para o futuro. Conheça algumas delas:
Metas de curto prazo
São os objetivos que você pretende realizar em um período menor do que 1 ano, como fazer pequenas reformas em casa, festas de aniversário ou viagens curtas.
Metas de médio prazo
São as metas que você deseja realizar em até 5 anos, como trocar de carro, fazer uma viagem ao exterior ou uma grande reforma em casa.
Metas de grande prazo
São aquelas relacionadas aos sonhos para o futuro, que deverão ser realizadas em, no mínimo, 5 anos, como comprar uma casa, um apartamento ou pagar a faculdade dos filhos.
Definiu quais compras e gastos você pretende fazer nos próximos anos? Agora é hora de poupar para isso. Guarde todos os meses uma quantia específica do dinheiro para atingir os objetivos futuros, tratando essa economia como se fosse um custo fixo. E lembre-se: as metas podem ser registradas em suas anotações.
3. Mude os hábitos em família
A economia financeira em casa deve ser dividida entre todas as pessoas da família. Cônjuges e filhos precisam encarar juntos os novos hábitos e se ajudar para buscar os mesmo objetivos.
Para isso, converse com seus familiares sobre questões financeiras, indique artigos sobre economia doméstica e discuta como todos podem contribuir para a poupança.
Essa também é uma importante maneira de fazer com que as crianças aprendam desde cedo a valorizar o dinheiro.
4. Corte ou reduza as despesas desnecessárias
Agora é o momento de avaliar quais gastos são necessários para sua rotina e cortar ou reduzir aqueles que não são importantes.
Uma forma de executar essa tarefa é enumerar todas as despesas em uma lista por ordem de prioridade, começando pelas mais importantes até as mais supérfluas.
A mensalidade da escola dos filhos, por exemplo, é considerada um investimento, enquanto as contas de casa são essenciais. Por isso, esses gastos devem vir no topo da lista. Já despesas frequentes com restaurantes e compras no shopping não são necessárias para a rotina da família e devem vir por último.
Depois de finalizar a lista, é hora de cortar ou reduzir as despesas desnecessárias e que não farão falta no futuro.
5. Escolha a forma certa de pagamento em cada situação
O cartão de crédito oferece muita praticidade na hora das compras, mas faz com que você perca a noção de quanto está sendo gasto no dia a dia. Por isso, o mais indicado é pagar suas despesas apenas em dinheiro.
Além de aproveitar descontos e promoções, já que muitos produtos contam com essas vantagens quando comprados à vista, pagar em dinheiro faz com que você tenha consciência do quanto está sendo gasto.
Em compras de alto valor, que seriam mais vantajosas se fossem divididas, o cartão de crédito é o mais indicado. Só não se esqueça de incluir em seu orçamento as parcelas que chegarão nos próximos meses.
6. Compre com consciência
Você sabia que 4 em cada 10 brasileiros fazem suas compras por impulso? É o que mostra uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil e o CNDL.
Se você precisa sair às compras, avalie se o produto que quer levar para casa é realmente necessário e pense em seu custo-benefício. Além disso, pequenas despesas podem parecer irrelevantes, mas fazem toda a diferença no final do mês.
Por exemplo: se você deixar de gastar R$200 em um restaurante ao longo de 1 mês, em 1 ano você economizará R$2.400!
Por isso, nunca faça gastos por impulso e gaste apenas o necessário. No futuro você poderá ver a diferença quando perceber o quanto economizou.
7. Pague suas contas em dia
Se você atrasar o pagamento de suas contas por apenas poucos dias, pode ter que pagar multa pelo atraso e uma alta taxa de juros. Isso acontece porque o Brasil possui uma alta taxa de juros, o que pode prejudicar a vida financeira de qualquer pessoa.
Para evitar os juros, pague todas as suas contas antes da data de vencimento, especialmente a fatura do cartão de crédito, que possui uma das maiores taxas.
Fazer o pagamento de todas as contas no mesmo dia, assim que receber o salário, também ajuda a ter uma ideia de quanto dinheiro está sobrando para passar o mês.
Depois de conferir as 7 dicas para economizar no dia a dia, você está pronto para gastar de forma consciente e guardar dinheiro para suas metas futuras.
Aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais e ajudar os seus amigos a também economizarem!
[rock-convert-cta id=”721″]