Consórcio, financiamento ou empréstimo: qual modalidade escolher?
Escolher fazer um consórcio, financiamento ou empréstimo para comprar um bem é uma dúvida muito comum entre diversas pessoas. Cada modalidade oferece vantagens e desvantagens. Por isso, é importante conhecer uma por uma para saber qual é mais indicada para seu perfil e sua realidade financeira.
Se você não gosta de pagar juros, o financiamento não é a melhor escolha. No entanto, se você é daquelas pessoas que não conseguem pagar por um carro ou imóvel por meses e até anos para depois poder comprar o bem, o consórcio não é a melhor alternativa.
O primeiro passo para escolher a modalidade de compra correta é entender a diferença entre elas. Neste post, vamos explicar como funciona o consórcio, o financiamento e o empréstimo — e as características de cada um. Vamos lá?
Como funciona o consórcio?
O consórcio funciona como uma compra programada na qual um grupo de pessoas se reúne com o objetivo de adquirir um bem comum. Então, o valor total do bem é dividido pelo número de membros do grupo e pelo tempo do consórcio.
A administradora responsável pelo consórcio realiza sorteios mensais em assembleias gerais. Quem deseja receber sua carta de crédito mais rápido pode oferecer um lance, que é o adiantamento de parcelas ou uma porcentagem do valor total do consórcio.
Vantagens do consórcio
Uma da maiores vantagens do consórcio é que não há incidência de juros — como acontece nas modalidades de financiamento e empréstimo. Há uma cobrança de taxa administrativa, que é bem menor do que os juros aplicados por financeiras e bancos.
Não há necessidade do pagamento de uma entrada, e o tempo do consórcio varia de acordo com o grupo e o valor da carta de crédito. Uma cota para a compra de um imóvel pode durar até 240 meses.
Desvantagens do consórcio
A desvantagem do consórcio é que você pode esperar por um bom tempo para comprar o bem de seu interesse. Isso porque não há garantia de contemplação logo nos primeiros meses. Além disso, se você atrasar a parcela de seu consórcio, não participa do sorteio.
Como funciona o financiamento?
O financiamento é uma modalidade oferecida por bancos e instituições financeiras. Com ele, você consegue ter um crédito para a compra de um bem como carro ou imóvel. Então, você paga para a financeira o valor total acrescido de juros, o que pode durar até 30 anos, no caso de financiamento de imóveis.
O financiamento é ideal para quem não quer ficar esperando muito tempo para comprar o bem que deseja, já que a compra pode ser feita logo após a assinatura do contrato. Além disso, o cliente precisa apresentar uma série de documentos que comprovem que ele tem condições de arcar com o valor das parcelas.
Vantagens
A vantagem do financiamento é que você não precisa aguardar para comprar o bem que deseja. Depois que sua análise de crédito é feita e o valor liberado, já pode adquirir sua casa ou automóvel.
Desvantagens
O ponto negativo dessa modalidade é que as taxas de juros são bastante altas, principalmente no caso de financiamento de imóvel. Além disso, é preciso dar uma entrada, o que dificulta a compra para diversas pessoas. Há também o risco de sua análise de crédito não ser aprovada e você tem que esperar para realizar o sonho da casa própria ou ter um carro.
Como funciona o empréstimo?
O empréstimo se parece bastante com o financiamento. Mas, nessa modalidade, você pega o dinheiro vivo para comprar o bem que deseja. Então, se você tem interesse em comprar um carro, por exemplo, paga por ele à vista e quita o valor da dívida com o banco ou financeira em parcelas mensais.
No entanto, para liberar o valor do empréstimo, a empresa credora faz uma análise de crédito e pede uma série de documentos, inclusive de comprovação de renda.
Vantagens
Nesse tipo de linha de crédito, é possível pegar o dinheiro e comprar o bem de seu interesse em poucos dias. Outro ponto positivo é que funcionários públicos, aposentados e pensionistas têm mais facilidade para conseguir o crédito — e ainda têm acesso a taxas de juros reduzidas.
Isso acontece porque o valor das parcela já é descontado no holerite do cliente, o que elimina o risco de inadimplência, que é muito comum em empresas que atuam neste segmento.
Desvantagens
O acesso ao dinheiro do empréstimo é mais rápido, mas as taxas de juros são mais altas também. Então, no caso da compra de um carro, o valor do empréstimo pode sair entre 2 e 3 vezes o preço do veículo. Se você atrasar as parcelas, o valor final será ainda mais alto.
Como saber se a melhor opção é consórcio, financiamento ou empréstimo?
Para saber se você deve escolher fazer um consórcio, financiamento ou empréstimo, analise suas necessidades e sua realidade financeira. Se você precisa ou não do bem de imediato é o principal ponto que deve ser levado em consideração.
Se não há urgência em adquirir uma casa ou carro, o consórcio é a melhor opção. Isso porque as taxas de juros são menores e não há necessidade de dar entrada para adquirir uma cota. Além disso, se você tem pressa em comprar um bem, pode ofertar um lance para ser contemplado mais rápido.
No entanto, é preciso escolher uma administradora transparente, confiável e que preze pelo respeito pelos seus clientes. Avaliar o pós-venda e o suporte oferecido pela empresa aos seus consorciados são pontos muito importante que devem ter um peso muito grande na hora de selecionar o consórcio. A Bamaq oferece todos estes diferenciais e, por isso, já tem mais de 40 ano de história.
Com essas informações, você vai conseguir analisar se fazer um consórcio, financiamento ou empréstimo é a melhor solução para seu caso. Então, avalie todas as possibilidades e faça a escolha que seja mais adequada ao seu perfil.
Gostou do post e quer saber como fazer um consórcio com a Bamaq? Então, entre em contato agora mesmo e fale com um de nosso consultores!