Como fugir dos altos juros na compra de bens?
Comprar bens dur├íveis ÔÇö como ve├¡culos e im├│veis ÔÇö est├í entre os principais sonhos dos brasileiros. Al├®m de ser uma grande realiza├º├úo, construir patrim├┤nio ├® tamb├®m uma das melhores formas de investir seu dinheiro. Mas como conseguir fugir dos juros ao fazer isso?
O pagamento de taxas abusivas pode acabar transformando sonhos em pesadelos. Afinal, fica um gosto amargo quando voc├¬ precisa pagar um pre├ºo duas ou tr├¬s vezes maior do que o valor da casa e do carro, n├úo ├®? Por isso, o ideal ├® fazer escolhas mais conscientes e saud├íveis do ponto de vista financeiro.
Quer saber como garantir isso? Descubra lendo as dicas que reunimos neste post incrível!
Comece quitando dívidas que já existem
O ponto principal deste post ├® ensinar voc├¬ a n├úo adquirir d├¡vidas com juros altos, mas precisamos considerar o caso de quem tem contas que est├úo sendo pagas atualmente. O ├¡ndice de brasileiros endividados e inadimplentes ├® muito alto. Por isso, o primeiro passo ├® organizar as d├¡vidas existentes e quit├í-las.
Vamos come├ºar esclarecendo uma d├║vida comum: a diferen├ºa entre d├¡vida e inadimpl├¬ncia. Uma pessoa est├í endividada quando tem compras parceladas, mas mant├®m os pagamentos em dia. J├í se ela enfrenta algum problema e deixa de pagar, o seu status passa para inadimplente.
Sem d├║vida, o segundo caso ├® pior, pois os juros ficam muito mais altos quando algu├®m atrasa ou deixa de pagar uma conta. Ter d├¡vidas nem sempre ├® ruim ÔÇö por exemplo, as parcelas do cart├úo de cr├®dito, se estiverem em dia, n├úo costumam envolver juros.
J├í um financiamento ├® uma d├¡vida com altas taxas. Por isso, deve ser evitado. Se voc├¬ tem algum em andamento, o indicado ├® calcular os juros e analisar o valor. Se eles forem considerados abusivos, existem algumas alternativas: pedir revis├úo junto ao ├│rg├úo de defesa do consumidor, renegociar com o banco ou antecipar os pagamentos para diminuir o preju├¡zo.
Existe, ainda, a op├º├úo de trocar uma d├¡vida por outra mais barata. Ou seja, procurar taxas de juros menores. Isso pode ser feito por meio da portabilidade, passando o financiamento para outro banco que cobre menos, ou com a estrat├®gia de pedir um empr├®stimo a juros mais baixos e quitar a conta.
Se o seu objetivo ├® acabar com as d├¡vidas existentes para fugir dos juros, uma estrat├®gia bastante ├║til ├® antecipar parcelas e pagar o valor total antes usando b├┤nus do seu sal├írio (como dinheiro de f├®rias, FGTS ou restitui├º├úo de imposto de renda). Outra t├ítica ├® usar um cons├│rcio para quitar o financiamento.
Organize-se financeiramente de olho no futuro
Depois de acabar com as d├¡vidas do passado ou iniciar seu plano contra elas, ├® hora de olhar para o futuro. Seus planos s├úo fazer seu dinheiro render mais e conseguir comprar bens sem pagar juros exorbitantes, certo? Para isso, a organiza├º├úo financeira ├® fundamental.
Um dos principais motivos de termos endividamento e inadimpl├¬ncia t├úo altos no Brasil ├®, sem d├║vida, o descontrole do or├ºamento. Poucas pessoas organizam e controlam seu dinheiro com efici├¬ncia. Na pr├ítica, elas trabalham bastante, pagam contas que fizeram sem perceber e n├úo conseguem realizar seus sonhos.
Algumas at├® tornam seus projetos realidade, mas pelo caminho mais dif├¡cil: pagando juros altos. Al├®m de n├úo ser uma vantagem, pois desequilibra o or├ºamento por anos ou at├® d├®cadas inteiras, h├í um grande risco embutido ÔÇö o de n├úo conseguir pagar as parcelas e acabar com uma d├¡vida ainda maior, com o perigo de perder o bem que estava adquirindo.
Passo a passo para organização financeira
Para fugir desses problemas, a solu├º├úo ├® ter calma e planejar suas finan├ºas com tranquilidade. O primeiro passo ├® controlar o dinheiro que entra e sai da sua conta. Voc├¬ tem registros de suas movimenta├º├Áes financeiras e conhece seus maiores gastos? Se n├úo faz isso ainda, est├í no momento de come├ºar. Baixe um aplicativo para ajudar nesse desafio.
Depois de come├ºar esse h├íbito, ├® preciso tra├ºar objetivos para o seu dinheiro. O que voc├¬ deseja para o futuro? Comprar um carro de luxo, ter uma casa maior, aposentar-se com uma renda mais alta? Coloque suas metas no papel e pense no que ser├í necess├írio para que elas se tornem realidade.
O pr├│ximo passo ├® separar o dinheiro. Seu sal├írio n├úo vai ser suficiente para custear o padr├úo de vida atual e ainda preparar as realiza├º├Áes do futuro, a menos que voc├¬ se organize para isso. Na pr├ítica, isso quer dizer que ├® preciso minimizar gastos desnecess├írios hoje e fazer sobrar dinheiro para o mais importante.
Agora que voc├¬ vai ter condi├º├Áes de montar reservas financeiras de acordo com seus objetivos, ├® hora de saber o que fazer com esse dinheiro para aumentar o potencial dele. Decis├Áes equivocadas nesse ponto podem atrapalhar todo o planejamento. Por isso, conhe├ºa a seguir uma ├│tima op├º├úo.
Conheça as vantagens do consórcio para fugir dos juros
Funciona como uma poupança obrigatória
Voc├¬ lembra que falamos de separar partes do seu dinheiro para o futuro? O problema ├® que muitas pessoas conhecem essa dica, mas t├¬m grande dificuldade de coloc├í-la em pr├ítica. Algumas at├® juntam um valor e reservam na poupan├ºa. Entretanto, tiram o dinheiro assim que surge uma necessidade ou desejo de compra.
Dessa forma, fica dif├¡cil realizar projetos. E est├í a├¡ uma das vantagens do cons├│rcio: ele ├® um tipo de poupan├ºa, mas o dinheiro n├úo fica acess├¡vel. Assim, na sua cabe├ºa funciona como um pagamento qualquer ÔÇö voc├¬ quita a parcela e esquece que aquele valor existe. Com uma diferen├ºa fundamental: ele est├í aproximando voc├¬ de seus sonhos.
Não há cobrança de juros
Nosso grande objetivo neste post ├® aprender a comprar bens sem pagar taxas abusivas, n├úo ├®? O cons├│rcio atende perfeitamente a essa necessidade, pois n├úo s├úo cobrados juros na transa├º├úo. Isso acontece porque n├úo se trata de empr├®stimo, mas sim de um grupo autofinanciado. Ent├úo, o que existe ├® a cobran├ºa de uma taxa de administra├º├úo para a empresa que organiza o grupo.
Ajuda a manter o equilíbrio do seu orçamento
Por incr├¡vel que pare├ºa, a aus├¬ncia de juros n├úo ├® o ├║nico benef├¡cio financeiro que o cons├│rcio oferece. Ele tamb├®m proporciona que voc├¬ conquiste e mantenha o equil├¡brio na sua rela├º├úo com o dinheiro.
O que acontece quando algu├®m cogita um financiamento para a compra de um bem? O primeiro passo ├® ter um montante para oferecer de entrada. No cons├│rcio, isso n├úo ├® necess├írio. Logo, voc├¬ economiza um grande valor e n├úo se descapitaliza. Melhor: o dinheiro pode ser usado para antecipar sua carta de cr├®dito.
Al├®m de tudo isso, outra facilidade ├® que voc├¬ escolhe a cota de cons├│rcio que melhor cabe no bolso. Assim, n├úo s├│ ├® poss├¡vel fugir dos juros, mas tamb├®m manter um planejamento financeiro saud├ível. Livre-se das d├¡vidas e organize suas finan├ºas da melhor forma!
E então, está interessado em dar um novo passo no sucesso financeiro? Baixe nosso e-book com uma guia prático de tudo o que você precisa saber antes de entrar em um consórcio!